O economista e professor alemão Johannes Hirata, da University of St. Gallen(Suíça), é um dos maiores estudiosos do mundo sobre a relação entrefelicidade e economia. Ele comparou a renda e o índice de bem-estar devários países em sua tese Felicidade como um objetivo político e concluiuque a economia pouco interfere na felicidade.
Qual é a relação entre crescimento econômico e felicidade? Sempre crescem namesma proporção?
Infelizmente, geralmente não. Existem alguns casos em que o crescimento econômico conduz a uma maior felicidade, especialmente quando uma sociedade muito pobre cresce, estabiliza-se e gere bem o caminho do crescimento econômico. Mas, na maioria dos casos, e para quase todas as sociedades prósperas, o crescimento econômico não significa aumento da felicidade. No entanto, ele continua a ser importante, pois uma desaceleração econômica significaria uma perda de felicidade. Em outras palavras, uma vez que vivemos num mundo com inovações tecnológicas e constantes melhorias produtividade, as sociedades precisam de algum grau de crescimento, a fim de manter o desemprego baixo e as pessoas felizes.
Como podemos medir a Felicidade Interna Bruta (FIB)?
O FIB não é adequado para a medição porque é uma filosofia ou um quadro para pensar em um bom desenvolvimento. Ainda assim, uma política orientada para o FIB deve utilizar alguns indicadores quantitativos. Mas, em contraste com os indicadores tradicionais de desenvolvimento, é necessário olhar mais para os aspectos da vida que têm um impacto relativamente forte sobre felicidade. Como por exemplo o desemprego, a pobreza e a desigualdade, as taxas de toxicodependência, delinqüência juvenil e assim por diante.
O que podemos fazer para sermos mais felizes?
A resposta é básica: fazer coisas que você acha que estão certas e que são importantes para você. Quando você for bem sucedido em fazer algo que realmente é importante ver o crescimento de seus filhos, sendo um bom professor para eles, ter boas conversas com amigos, ou qualquer outra coisa -, então você é provavelmente mais feliz. E você será ainda mais feliz se não procurar felicidade em si, mas se simplesmente deixar acontecer.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião