Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aeroportos

Companhias aéreas podem perder vôos por atrasos e cancelamentos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai colocar em consulta pública nesta quarta-feira (1.º) uma nova regra para distribuição de slots – operações de pousos e decolagens - em aeroportos do país com capacidade saturada, como é o caso de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo.

Pela nova regra proposta pela Anac, os slots devem ser distribuídos de acordo com critérios de qualidade de serviço prestado pelas empresas, como atrasos, cancelamentos de vôos e segurança operacional – avaliada pela freqüência de acidentes e incidentes da companhia.

Para se candidatar a operar em aeroportos saturados como Congonhas a empresa áerea deverá ter pelo menos seis meses de atuação no mercado de vôos domésticos.

Atualmente poucas empresas operam em Congonhas: TAM, Gol, Varig, OceanAir e Pantanal. Pelas regras atuais, até agora nenhuma companhia perdeu slots. A consulta pública ficará na internet durante 60 dias para que qualquer pessoa, órgão ou empresa possa dar sua sugestão sobre a idéia.

Segundo a Anac, Congonhas opera atualmente com 34 slots por hora e não há previsão de isso ser ampliado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.