A bancada do PR se reuniu na quinta com Alfredo Nascimento e deliberou que o senador só reassumirá os Transportes na semana que vem se Lula chamar o partido para "uma conversa". O assunto não é outro senão a subtração da área de portos do ministério para dar origem a uma secretaria a ser entregue ao PSB. O próprio Nascimento disse ontem a parlamentares que pode não tomar posse se Lula não "explicar o sentido" da mudança. Queixou-se de que o Planalto confirmou sua escolha sem que o presidente o tenha chamado, ou ao comando do PR. Inflado graças ao poder de atração do vistoso ministério, o partido quer uma compensação por ficar sem uma área em que vários de seus parlamentares têm indicados e interesses.

CARREGANDO :)

***

Perguntar... – Apoiadores de Marta Suplicy presentes à cerimônia de ontem no Planalto se impressionaram com a profusão de elogios de Lula a seu desempenho na educação quando prefeita de São Paulo. ...não ofende – Se é assim, dizem os martistas, fica difícil entender por que o presidente não quis saber de colocá-la no ministério da área.

Publicidade

Dueto – Na solenidade de posse de sua mãe, o cantor Supla passou boa parte do tempo conversando animadamente com o vereador paulistano Agnaldo Timóteo (PR-SP), também músico. Adubo – Nem bem assumiu, Reinhold Stephanes (PMDB-PR) se reuniu com entidades e deputados ruralistas em almoço de confraternização organizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Foi investida para minar resistências ao novo ministro. Feira – O PMDB já começou a mapear os cargos na Agricultura. Lula pediu aos caciques da sigla que Sílvio Crestana seja mantido no comando da Embrapa. O apetite do partido, então, foi imediatamente redirecionado para a Conab e para as delegacias federais do ministério nos estados. Dedos cruzados – Ninguém torce mais pela nomeação de Aldo Rebelo (PC do B-SP) para o Ministério da Defesa do que Telma de Souza (PT-SP). Primeira suplente, a ex-prefeita de Santos será finalmente contemplada com uma vaga na Câmara.

De luto – Depois de recolher assinaturas nos aeroportos em protesto contra o engavetamento da CPI do Apagão Aéreo, deputados do chamado "grupo dos 30" vão distribuir fitinhas pretas aos passageiros na semana que vem. Megabloco – Segundo mapeamento preparado pela liderança do governo na Câmara, a base aliada conta hoje com 370 deputados, ou seja, mais de 70% da Casa. Brincadeira – Nas palavras de um líder governista, que faz um trocadilho com o recente enterro da CPI do Apagão Aéreo, "com essa base, o PAC vai passar voando" pela Câmara a partir de abril. Barraco – Uma empreiteira ameaçou suspender a reforma dos apartamentos funcionais da Câmara devido às queixas diárias da mulher do deputado Moreira Mendes (PPS-RO) com os pedreiros. O quarto-secretário da Casa, José Carlos Machado (PFL-SE), teve de intervir para não paralisar a fase final das obras. De turma – Tucanos pró-Alckmin – ou anti-Serra, como se queira – defendem a proposta de formar um colegiado para dirigir o PSDB a partir do congresso da sigla, em junho próximo. A intenção, dizem, seria adiar a disputa Serra-Aécio pela candidatura presidencial de 2010.

TIROTEIO

* Do deputado federal Rodrigo Maia (RJ), futuro presidente do PFL, criticando o recuo do PDT, que deverá ser contemplado pelo governo com a pasta, na votação da CPI do Apagão Aéreo.

– Chegamos ao ponto em que comandar o Ministério da Previdência vale mais do que a vida das 154 vítimas do acidente da Gol.

Publicidade