Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Computador e poluição podem causar olho seco

O Hospital de Olhos do Paraná, em parceria com a Associação Brasileira dos Portadores de Olho Seco (Apos), promove nesta sexta-feira e neste sábado campanha de esclarecimento sobre o olho seco, doença típica da vida moderna que atinge 18 milhões de pessoas no Brasil. Nesta sexta, das 14 às 16 horas, será feito o diagnóstico gratuito da doença. Sábado, a partir das 9, haverá uma palestra aberta à comunidade. As duas ações ocorrem no auditório do Hospital de Olhos (Rua Coronel Dulcídio, 199).

Entre mulheres

Mulheres após a menopausa estão mais propensas a iniciar o processo de olho seco porque, a partir desta faixa etária, o organismo além de diminuir a produção de estrogênio, diminui drasticamente a produção de hormônios derivados da testosterona, que protegem a glândula lacrimal de células inflamatórias e também estimulam a produção da lágrima.

O uso de medicamentos para combater a hipertensão, antidepressivos, anti-histamínicos, medicamentos para a acne, comprimidos anticoncepcionais, bem como determinados colírios aplicados sem orientação médica também predispõe às irritações e demais sintomas da doença.

O que é a Apos

A Apos é uma organização sem fins lucrativos, criada por iniciativa de portadores de olho seco, familiares, médicos e apoio de empresas da área farmacêutica. Com sede em São Paulo, ela tem por principal objetivo conscientizar a população brasileira sobre a existência da doença, seu diagnóstico e tratamento. Mais informações pelo site: www.apos.org.br

Mais informações pelo telefone (41) 3224-1073.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.