O músico Apollo Pacífico, 39 anos, ficou assustado após ser comunicado pelo piloto, durante um voo que ia de São Paulo para Joinville (SC), sobre problemas com o sistema para medição de altitude da aeronave. O voo 1380, que saiu do Aeroporto de Congonhas na terça-feira (30), mudou sua rota e pousou em Curitiba após imprecisão no equipamento. De acordo com o músico, o comandante comunicou os passageiros sobre a alteração.
"O voo saiu de São Paulo com mais de 40 minutos de atraso. Depois de 20 minutos de voo, o piloto comunicou pelo sistema de som da aeronave que estava com um problema no medidor de altitude e que iria direto para Florianópolis para manutenção. Dez minutos depois, ele mudou de ideia e disse que iria pousar de Curitiba. Ficamos apreensivos e estressados dentro do avião, sem saber o que poderia acontecer", diz Pacífico, que mora em Joinville e estava em São Paulo a trabalho com a mulher.
Em nota enviada ao G1, a GOL afirma que a troca de destino final ocorreu para que a aeronave pudesse passar por uma manutenção não programada, de caráter preventivo. "A aeronave apresentou imprecisão em um dos três sistemas independentes para medição de altitude. Trata-se de um componente com função redundante, servindo apenas de apoio, para o caso de eventual pane dos demais dois sistemas, o que não ocorreu", diz a nota.
A companhia destaca que o comandante da aeronave optou por comunicar o procedimento aos passageiros, reforçando a credibilidade da segurança operacional.