A Conab firmou convênio com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola (Sindag) para o levantamento de preços de defensivos agrícolas. Uma das características do acordo prevê a divulgação, a cada dois meses, dos preços de fungicidas, herbicidas e inseticidas de uso legal, pagos pelo consumidor final. A informação será publicada juntamente com a pesquisa de safra.

CARREGANDO :)

Os primeiros estados a terem os preços pesquisados serão Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia, que usam os defensivos agrícolas principalmente nas culturas de arroz, soja, milho, algodão, cana-de-açúcar e café.

O Sindag representa 97% deste setor no mercado nacional, que possui mais de três mil pontos de venda de defensivos. Com os números do Sindag e as cotações remetidas pelas agências do Banco do Brasil, fruto de outro convênio firmado recentemente com esta instituição, a Conab disporá de mais 7 mil pontos de pesquisa de preços de insumos e máquinas que possibilitarão a atualização dos custos de produção agrícola e dos Índices de Preços Pagos e Recebidos pelos Produtores (IPP e IPR).

Publicidade