Uma nova instrução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) torna mais claras as regras para extração de madeira e manejo florestal na Amazônia. Segundo a agência oficial de notícias do governo federal, a resolução estabelece parâmetros técnicos para avaliação e execução de Plano de Manejo Florestal Sustentável, além de ajudar a minimizar impactos ambientais e a conservar a biodiversidade.
O diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas do Ibama, Antônio Carlos Hummel, explica que a norma indica os critérios para se fazer manejo florestal com base em índices técnicos como a intensidade de exploração, o diâmetro mínimo para corte, entre outras regras. Ele informa ainda que essa resolução unifica as normas estaduais de manejo florestal.
"Tínhamos alguns estados que, apesar da norma do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama citar a extração de 30 metros cúbicos por hectare, estavam autorizando a extração de 50 metros cúbicos. Essa norma veio estabelecer parâmetros", explicou. Hummel também disse que essa norma dá mais garantias jurídicas para a exploração e manejo florestal. "Uma resolução do Conama é muito importante, porque ela tem uma força de norma, uma força de lei, e esse é um aspecto muito forte", disse.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora