Atualizado às 19h57
Os motoristas que passaram pelas praças de pedágio da concessionária Rodovia das Cataratas na BR-277 não pagaram pedágio nesta quinta-feira (8). A polícia ocupou na manhã de quarta as praças para impedir o aumento da tarifa e, por enquanto, continuam liberadas.
Em vez dos funcionários da empresa, são os policiais militares que estão cuidando das praças entre Guarapuava, na região Central do Paraná, e Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, num trecho de 387 quilômetros.
A assessoria jurídica da concessionária entrou na Justiça na tarde desta quinta para pedir a volta da cobrança do pedágio nas cinco praças da BR-277 entre Guarapuava e Foz do Iguaçu. A liberação das praças de pedágio foi considerada arbitrária pela empresa que conseguiu autorização para o reajuste no 4.º Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre.
A cobrança do pedágio foi suspensa pelo governo do Paraná depois que as tarifas tiveram o valor reajustado em 17,8%. O governo informou que a decisão está baseada numa ação movida pelo Ministério Público Federal, que alega não haver estradas alternativas na região.