Na última seleção para o 1.º ano do ensino médio, o Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba, recebeu 1,4 mil inscrições para 450 vagas, uma concorrência digna de vestibular. A escola é a única das 11 melhores da rede pública que não é federal ou militar. Segundo a diretora do CEP, Tânia Maria Acco, o processo classificatório é realizado pelas notas do histórico escolar dos candidatos.
Para ela, a boa colocação pode ser explicada pelo modelo de organização da escola, com maior orçamento e autonomia administrativa e de planejamento do que outros colégios estaduais. "No quadro de professores, temos coordenadores de disciplinas. Junto com os pedagogos, eles fazem planejamentos, assessoram e orientam os professores", complementa.
Reforço
Outro fator que interfere positivamente na aprendizagem, conforme Tânia, é a oferta de aulas de reforço em Português, Redação, Matemática, Física e Química. O colégio também organiza viagens educativas e visitas a museus. No contraturno, os estudantes podem participar de atividades esportivas e artísticas, como aulas de dança, escultura, piano e violão. "Mesmo assim, considero que a média ainda não está boa, acredito que temos potencial para tirar mais", diz.
O CEP obteve média 600,64 no último Enem, que contou com a participação de 71,7% dos concluintes de ensino médio da escola. Segundo a diretora, os alunos, de forma geral, são comprometidos com o Enem porque querem dar continuidade aos estudos em cursos de graduação.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora