O concurso 1º Beleza Indígena do Pantanal, que acontece neste sábado (25), vai eleger a índia mais bonita de Mato Grosso do Sul. Realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande (Fundac), o evento contará com a participação de 17 meninas, entre 14 e 18 anos, representando as tribos ofaié, terena, guarany kaiwá, atikum, kadiwéu e guató.
De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, que apoia o concurso, as concorrentes ao título foram escolhidas nas edições locais de Beleza Indígena realizada nas aldeias. O processo foi acompanhado pessoalmente pela artesã Silvana Dias de Souza, uma das idealizadoras do concurso.
O evento pretende resgatar a autoestima das mulheres indígenas, integrar as diversas tribos do estado de Mato Grosso do Sul e mostrar sua tradição e língua materna. Para isso, um dos quesitos mais importantes avaliados durante o concurso é, segundo a prefeitura, o traje típico e a manutenção da língua materna.
As candidatas são dos municípios de Aquidauana, Miranda, Sidrolândia, Anastácio, Dourados, Nioaque, Caarapó, Amambaí, Japorã e de Campo Grande. O concurso começa às 16h30 e ocorre no Parque do Sóter, em Campo Grande. O evento é gratuito e aberto ao público.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora