Cerca de 75% das questões da prova de uma seleção promovida pela prefeitura de Londrina (Norte do Paraná), no último domingo, para o cargo de enfermeiro auditor são idênticas às questões de concursos realizados em outros três estados brasileiros. Mesmo antes da aplicação do teste já havia denúncias de que parte do conteúdo da prova poderia ter vazado. A Procuradoria-Geral do Município deve investigar o caso.
Ao analisar o conteúdo da prova elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde, é possível notar que 26 das 35 questões têm conteúdo similar ao de provas aplicadas anteriormente em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Maranhão. A prova mineira foi elaborada pela Empresa de Seleção Pública e Privada. As questões do concurso gaúcho fazem parte da prova aplicada para preenchimento de vagas no Hospital Regional de Santa Maria e as do Maranhão foram usadas pela prefeitura da cidade de Vitorino Freire.
Para candidatos como Erika Tudisco, a reutilização dos conteúdos gera dúvida sobre a lisura do processo. "Os organizadores podem não ter vazado o gabarito, mas só de terem copiado mais da metade da prova de um local só, disponível na internet, já torna o processo suspeito."
A enfermeira July Rossi também reclamou das questões idênticas. "Quem estudou por essa prova [por meio do concurso aplicado em Vitorino Freire] já tinha 15 questões garantidas. Com 18, os candidatos já eram aprovados automaticamente para a prova de títulos."
Segundo o advogado Carlos Scalassara, não há nenhuma lei que obrigue o uso de questões inéditas em concursos públicos. "Em princípio não existe nada de errado, mas o uso dessas questões pode dar margem para que levantem a suspeita de que alguém sabia antecipadamente das questões." Ele disse ainda que a reutilização desse material pode ser feita desde que nenhum dos elaboradores do concurso tenha antecipado a fonte ou origem das questões.
Outro lado
Rodrigo Rosseto Avanso, diretor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde e coordenador do concurso, disse desconhecer qualquer irregularidade. "Fui pego de surpresa. Não tenho informação nenhuma sobre questões copiadas. Isso não chegou até mim. Caso isso tenha realmente ocorrido, vamos tomar todas as providências cabíveis conforme o edital", declarou. Entre as providências estão desde a anulação das questões até o cancelamento integral da prova.