O governo do estado anunciou ontem a realização de concurso público para professores das 17 instituições de ensino superior do Paraná. No total, serão 820 vagas para as cinco universidades e 12 faculdades estaduais. Assim, segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o percentual de professores temporários na rede de ensino superior do estado caíria de 22% para 10% há cerca de dez anos o estado não anuncia concurso para professores universitários.
Duas novas ações serão feitas no processo seletivo. A primeira estabelece a reposição de professores e servidores técnico-administrativos temporários exclusivamente por concurso público em substituição àqueles que se aposentarem, falecerem ou forem exonerados. A segunda ação estabelece a reposição de professores temporários em substituição aos contratos que estão vencendo. Assim, o quadro de docentes não terá déficit. "Trata-se de um complemento às medidas já implementadas pelo atual governo visando a estabilidade de oferta no sistema de ensino superior do estado", explica o secretário Aldair Rizzi.
Para integrar os novos professores concursados, o estado pretende efetuar um plano trienal de admissão, em substituição aos professores temporários. No ano que vem, 400 docentes serão efetivados no cargo. Em 2007, mais 210, e em 2008, os 210 professores restantes.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião