Nos próximos meses, Curitiba pode ganhar um conselho municipal que ajudará a monitorar e definir políticas públicas na cidade, bem como contribuir com planos setoriais em áreas como transporte e habitação. No encerramento da Conferência Municipal da Cidade de Curitiba (ComCuritiba), ontem, na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os 500 delegados, membros do poder público, movimentos populares, sindicatos, ONGs e outras entidades, aprovaram a idéia.
Segundo a vereadora Roseli Isidoro (PT), em no máximo 120 dias, será encaminhado à Câmara um projeto de lei para a implantação do conselho, mas antes haverá um fórum, formado pelas mesmas entidades que participaram da ComCuritiba, que estudará questões como a composição do órgão. "O mais importante é que o futuro conselho terá caráter deliberativo, e não apenas consultivo. Assim, ele terá muito mais peso junto ao poder público", disse.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clodualdo Pinheiro Junior, coordenou a conferência, que, ao contrário da edição de 2003, foi convocada pela prefeitura, como prevê o Estatuto das Cidades. Ele explicou que as conferências em todo o país têm o objetivo de fazer um diagnóstico das necessidades dos municípios, que será levado às esferas estaduais e federal e orientará a ação do Ministério das Cidades.
O vereador André Passos (PT) destacou a preocupação em unir as ações das cidades da região metropolitana de Curitiba (RMC). "Uma das sugestões é encontrar uma harmonização dos Planos Diretores de todos os municípios da RMC nas questões que têm esse caráter metropolitano, como transporte", afirmou, acrescentando que é possível a formação de um conselho metropolitano. Ontem ainda foram escolhidos os delegados que representarão Curitiba na Conferência Estadual de Cidades, que ocorre em Foz do Iguaçu, em setembro.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião