Organização
Projeto reuniu total de 7 mil pessoas
O Cidades Inovadoras 2014 é promovido pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), Prefeitura de Curitiba e Universidade Positivo (UP). Segundo o IBQP, as edições de 2010 e 2011 do encontro, também em Curitiba, receberam cerca de 3,5 mil pessoas em cada ano. Um total de 300 conferencistas e gestores de mais de 500 municípios estiveram presentes. Paralelamente à conferência acontece o Fórum Internacional iCities, que desde 2012 promove discussões que ajudam no desenvolvimento urbano.
Informações no site www.cici2014.com. Dúvidas e informações podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3264-2246.
Curitiba será a sede da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras 2014, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de maio, na Universidade Positivo. O evento está em sua terceira edição e vai reunir gestores e especialistas do mundo inteiro, desta vez com o tema "Soluções Inovadoras para Cidades do Século XXI". Inovação, criatividade e empreendedorismo nas cidades estão na pauta das palestras, que têm entre seus expoentes a cientista política dinamarquesa Mille Bojer.
A novidade de 2014 é o Festival de Ideias, iniciativa que tem como objetivo estimular os cidadãos a apresentarem projetos que possam se tornar soluções para a melhora da qualidade de vida da população. As propostas podem ser formuladas individualmente ou em grupo de até quatro pessoas e precisam ser relacionadas aos temas que serão trabalhados durante a conferência, como "Mobilidade Urbana", "Viver a Cidade", "Infraestrutura", "Tecnologias Sociais", "Empreendedorismo" e "Eficiência". As sugestões devem ser inscritas até o dia 31 de março pelo site www.cici2014.com, na aba "Inscreva sua ideia". Na página também é possível conferir o regulamento do encontro.
Seleção
Segundo Sandro Vieira, presidente do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), empresa responsável pela organização do evento, serão selecionadas 21 ideias que serão avaliadas por sua originalidade, inovação, potencial de implantação, benefícios à cidade e aos cidadãos. "A expectativa é que as pessoas deem sugestões inovadoras, capazes de ajudar na melhora da qualidade de vida nas cidades. É importante destacar que o evento vai reunir gente do mundo inteiro e gestores públicos municipais, que, em algum momento, podem colocar em prática essas propostas", enfatizaVieira.
De acordo com o presidente, os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus conceitos ao público presente. "A finalidade do festival é elaborar as propostas feitas pelo público. Primeiro, a ideia é enviada ao cidadão, depois passa por um processo de avaliação e lapidação e, por último é apresentada na conferência. É uma troca de experiências contínua", explica. Os idealizadores que tiverem suas sugestões escolhidas gravarão um vídeo, que será divulgado durante o evento. No último dia de conferência, 9 de maio, os 21 selecionados farão uma explanação ao público.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora