Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança

Confira as principais fugas registradas em Curitiba e região em 2010

Pouco mais de 15 mil presos estão detidos em delegacias do Paraná, de acordo com dados do Ministério da Justiça. O número é elevado, um dos maiores do país, e faz com que muitas carceragens do estado apresentem péssimas condições estruturais. A superlotação é o aspecto negativo mais evidente nas delegacias. Situações de locais que abrigam três ou quatro vezes mais detentos do que o recomendado, infelizmente, deixaram de ser surpresa. Isto fez com que muitos distritos policiais fossem interditados, o que, historicamente, não tem impedido que as carceragens parem de receber presos. Diretamente ligado a este contexto, estão as tentativas de fugas. Ano passado, muitos presos conseguiram deixar as delegacias. Alguns casos chamaram a atenção das autoridades como na cidade de Manoel Ribas, na região Central do estado. Em abril, um dos homens que estava preso na delegacia do município conseguiu escapar e ainda deixou o policial que estava de plantão trancado no interior de uma das celas. O carcereiro utilizou um celular que estava escondido na meia dele para pedir ajuda.

Em Imbituva, nos Campos Gerais, 12 presos conseguiram fugir da delegacia da cidade, em fevereiro, por meio de um túnel construído. Três meses depois, o mesmo túnel foi utilizado para uma nova fuga de detentos em que cinco homens deixaram o distrito. Já em Peabiru, no Centro-Oeste do estado, três presos escalaram um muro da delegacia no mês de julho e fugiram pelas ruas da cidade. Para surpresa dos policiais, um dos fugitivos voltou para o distrito, pois sentiu fome.

No entanto, casos de presos "arrependidos" são exceção. Em Curitiba e região metropolitana, pelo menos 12 fugas foram registradas em delegacias neste ano. A última delas ocorreu no distrito localizado em pleno Centro de Curitiba. Nestas fugas, cerca de 160 detentos deixaram os locais em que estavam preso.

Veja no infográfico abaixo as principais fugas registradas em Curitiba e região neste ano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.