Apesar de ter completado 30 anos em 2015 e chegado a 1,5 milhão de atendimentos no último em maio, muita gente não conhece muito bem o Telegramática, serviço da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba criada para esclarecer dúvidas a respeito da língua portuguesa.
A fim de “desmitificar” o serviço – que foi pioneiro no Brasil –, a Gazeta do Povo conversou com a coordenadora do Telegramática, Beatriz de Castro da Cruz, e separou algumas curiosidades a respeito do Telegramática. Confira:
1. Dúvidas mais frequentes
Segundo Beatriz, as dúvidas mais frequentes de quem liga para o Telegramática são referentes à sintaxe, que é a área da gramática que estuda as palavras enquanto elementos de uma frase. São dúvidas, portanto, de concordância, subordinação e ordem.
Questionamentos quanto ao uso da crase, do hífen e sobre ortografia – ainda reflexo do mais recente acordo ortográfico da língua, em uso desde 2009, – também são recorrentes.
Curiosamente, dúvidas quanto à etimologia – origem – das palavras não estão entre as mais procuradas.
2. Telefone, minha casa
Apesar de o serviço contar com um portal desde 2006, a maioria das consultas ainda ocorre por telefone. Até o último 30 de maio, por exemplo, foram feitos 16.153 atendimentos. Desses, apenas 1.205 foram solicitados pela internet.
3. É pra já!
O grande número de solicitações por telefone está relacionado à prontidão do serviço. Beatriz conta que, enquanto pela Internet, a promessa é de que a resposta chegue ao cidadão ainda no mesmo dia, pela linha ela é imediata.
É claro que às vezes é preciso adiar consultas que requerem uma pesquisa mais aprofundada, mas o índice de prontidão pelo telefone “é de 99%”, de acordo com a coordenadora.
4. De fora
Por ser um serviço da Prefeitura Municipal de Curitiba, obviamente a maioria dos pedidos de consulta recebidos pelo Telegramática vem da capital paranaense e das cidades do estado. Não raro, porém, pessoas de outras unidades da federação e até brasileiros que moram no exterior ligam para os “magos da língua” curitibanos.
5. Amantes da língua
Engana-se quem pensa que os que contatam o serviço têm dúvidas “rasas” de português. “Quem liga é porque conhece a língua portuguesa. Muitos são jornalistas, advogados, publicitários que não acreditaram no Word – que não reconhece frases que não estão na ordem direta – ou no Google”, explica Beatriz, que há 17 anos atua no Telegramática.
Consultas
Quem deseja consultar o Telegramática deve telefonar para (41) 3218-2425 ou acessar o site do serviço. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Colaborou: Mariana Balan
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião