• Carregando...

Faça você mesmo

Preencher o tempo ocioso das crianças durante quase dois meses não é fácil. A professora do Sesc, Juliana Oliveira, dá algumas dicas de atividades para entreter os pequenos em casa ou fora. Além destas, ela afirma que existem várias outras brincadeiras fáceis de planejar em família.

"Qualquer tipo de brincadeira desenvolve a criança, porque todos os tipos trabalham habilidades físicas e mentais diferentes. Pular corda e jogar Stop, por exemplo", aponta.

- Jogos de tabuleiro que envolvam toda a família: chame a avó, o tio, ou os próprios colegas de escola da criança. Alguns deles podem ser comprados ou elaborados em casa mesmo – twistter, jogo da vida, xadrez, imagem e ação, etc.

- Idas ao parque com atividades recreativas: bola, pique esconde, pega-pega

- Visitas a museus: aproveite para dar uma pequena aula de história aos pequenos

- Casa da vovó: ela pode ajudar a criança a montar um pequeno livro de receitas e envolver o pequeno na execução de tarefas domésticas

- Shopping: Nesta época existem várias atividades voltadas ao público infantil, além dos pais poderem curtir sessões de cinema com os filhos. Filmes em casa também são uma boa pedida.

- Organização: também é tempo de faxina. Reserve uma tarde para que as crianças separem os brinquedos velhos para doação. Outros objetos esquecidos em armários também podem render novas brincadeiras.

O período de férias escolares já começou e, com ele, o questionamento frequente dos pais: o que fazer para entreter as crianças nessa época? Para a professora do Sesc, Juliana Oliveira, mais importante do que descansar, esse período deve ser usado para aproveitar o momento em família. "Em alguns casos, os pais tiram férias junto com os filhos e isso colabora muito para o desenvolvimento da criança", aponta.

Ela recomenda que, no começo do descanso, pais e filhos montem em conjunto uma lista de atividades que podem ser feitas em casa ou fora sem gastar muito dinheiro, mas ocupando todo o tempo livre. "É importante que os adultos saibam o que as crianças estão fazendo no tempo ocioso, se ela está o dia inteiro no computador ou vai passar o dia todo na rua", diz.

Atividades

Jogos que envolvam toda família, idas ao parque, shopping e museus, visitas à casa de parentes e amigos. Vale tudo para tirar as crianças do computador e do videogame nessa época, segundo a educadora. "A criança pode ficar no máximo uma hora por dia na frente dos equipamentos. É uma oportunidade de ficar com a família, então por que ela vai ficar isolada? Tem que ter uma mistura de atividades para que as férias sejam agradáveis e bem aproveitadas" afirma.

Outra opção dos pais é mandar os pequenos para acampamentos de férias promovidos pelas próprias escolas e outras instituições, mesmo que seja para um curto período de tempo. "Se a criança muda de lugar, ela muda também a perspectiva e a forma de ver as coisas, aprendendo muito mais", diz.

Para a educadora, os estudos podem, sim, fazer parte das férias, principalmente para revisar conteúdos que os alunos foram mal durante o ano. "É importante retomar algumas questões, como a própria disciplina, para que a criança não perca o hábito de estudar, mas isso deve ocupar a menor parcela de tempo livre", afirma Juliana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]