A Prefeitura de Maringá terá expediente diferenciado durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Os órgãos municipais, com exceção dos serviços de natureza essencial, não terão expediente nesta sexta-feira (12). As atividades serão retomadas na segunda-feira (15), a partir das 8 horas.
Veja como será o funcionamento de algumas secretarias e serviços:
Educação
Não haverá aula na sexta-feira (12) nos estabelecimentos de ensino da rede municipal e também na segunda-feira (15), Dia do Professor. Nesta sexta-feira (12), que também será Dia das Crianças, o CMEI Nadyr Penteado apresentará o espetáculo "Doces Canções de Vinícius de Moraes". O evento começas às 16h30, no Teatro Callil Haddad.
Saúde
O Hospital Municipal ficará de plantão durante o feriado, assim como o Pronto Atendimento Zona Norte, o Pronto Atendimento à Criança e a Unidade de Pronto Atendimento Zona Sul farão plantão 24 horas durante a sexta-feira (12). Os postos de saúde estarão fechados na sexta-feira, reabrindo na segunda-feira (15) com atendimento normal, a partir das 7 horas. O SAMU permanecerá funcionando para atender emergências 24 horas, pelo telefone 192.
Cultura
Nesta quinta-feira (11) o "Convite à Música" apresenta um concerto com o Paraná Jazz Meeting, às 21 horas, no Auditório Luzamor. Na sexta-feira (12), no projeto "Convite ao Teatro", o público vai assistir o espetáculo "Tem história na Mala", da Cia Manipulando, de Maringá. E no domingo (14), a Orquestra do Cesumar apresenta o concerto Gala Lírica, às 20 horas, no Teatro Calil Haddad. Todas as apresentações serão com entrada gratuita.
Assistência Social
Trabalharão em sistema de plantão o Centro de Referência Especial da Assistência Social Creas (0800 6435115), o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (9103-5661), o Albergue Santa Luiza de Marillac (3224-1673), o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (3901-1908) e os Conselhos Tutelares (Zona norte - 3901-1966 e Zona sul 3901-2276).
Estacionamento Rotativo
O Estacionamento Rotativo (EstaR) não será cobrado durante o feriado de sexta-feira (12), voltando a ser normalizado no sábado.
Transporte Coletivo
Na sexta-feira (12), os ônibus seguem a tabela de domingo e feriados.
Esportes
Os centros esportivos ficam abertos na sexta-feira (12), sábado (13) e domingo (14) para a utilização da comunidade. A Vila Olímpica funciona normalmente recebendo as pessoas que já retiraram suas requisições para utilizar o espaço.
Serviços Públicos
Os setores operacionais de Serviços Públicos que prestam serviços essenciais de coleta de lixo funcionarão normalmente na sexta-feira (12). O setor de manutenção da iluminação pública estará de plantão para atendimentos de emergência.
Bancos
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não haverá atendimento bancário na próxima sexta-feira (12). A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados). As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessa data poderão ser pagos no dia útil seguinte, dia 15 (segunda-feira), sem a incidência de multa.
Shoppings
Os shoppings de Maringá também vão estar abertos durante o feriadão da Padroeira. Na sexta-feira (12), as lojas funcionarão entre 14h e 20 horas. Já as praças de alimentação, cinemas e espaços de lazer abrirão das 11h às 23 horas no Avenida Center; das 11h às 22 horas no Catuaí Maringá; do meio-dia às 22 horas no Cidade; das 12 horas às 22h30 no Maringá Park e das 12h às 23 horas (no Mandacaru Boulevard.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora