LJUBLJANA - Testes complementares realizados em um laboratório italiano confirmaram que o cisne encontrado morto na Eslovênia no início do mês estava contaminado pelo vírus letal H5N1 da gripe aviária. É o primeiro caso confirmado da doença no país, antigo membro da República Iugoslava, que passou a integrar a União Européia em 2004.
O animal foi encontrado morto na semana passada nas proximidades de Maribor, cidade que fica a menos de 10 quilômetros da fronteira com a Áustria.
Na quarta-feira, a Hungria anunciou o surgimento de casos suspeitos de gripe aviária. Três cisnes infectados pela doença foram encontrados mortos no sul do país. As amostras das aves foram enviadas a um laboratório de referência, em Weybridge, na Grã-Bretanha, para testes complementares. Alemanha, Áustria, Eslovênia, Grécia e Itália também detectaram casos da doença.
O surgimento de casos de gripe aviária em países da União Européia, colocaram em alerta os governos que compõem o bloco. Holanda e França, que ainda não têm casos da doença, proibiram a criação de aves domésticas ao ar livre em todo o território. Para discutir as medidas preventivas necessárias para conter a expansão da doença, autoridades sanitárias dos 25 países que integram a União Européia estão reunidos em Bruxelas, na Bélgica.
Os especialistas e veterinários do Comitê de Cadeia Alimentar e Saúde Animal da União Européia estão apliando as medidas de controle de aves silvestres e domésticas. Já foram aprovadas verbas extras de cerca de 2 milhões de euros para os laboratórios que realizam testes em animais suspeitos de contaminação pela doença.
Escalada internacional do embate entre Moraes e direita evoca sanções inéditas ao juiz
Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Congressistas dos EUA votam proposta que pode barrar entrada de Moraes no país
Mudanças em ministérios indicam guinada do governo para petismo ideológico
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora