O Ministério da Saúde anunciou na noite desta sexta-feira (29), o quarto caso de transmissão de Influenza A (H1N1), inicialmente chamada de gripe suína, dentro do País. Trata-se de um paciente de São Paulo que manteve contato com uma pessoa que esteve nos Estados Unidos e contraiu a doença. Apesar dessa nova confirmação, o ministério considera o contágio no Brasil limitado. Ao todo, o saldo de infectados no País subiu para 16. Somente São Paulo registrou 7 casos. Rio de Janeiro e Santa Catarina tiveram 5 e 2, respectivamente. Completam a lista Minas Gerais e o Rio Grande do Sul.
O Estado de São Paulo acumula o maior número de casos confirmados: 6. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro e Santa Catarina, com 5 e 2, respectivamente. Os demais são de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde ainda acompanha 18 suspeitas da influenza em 10 Estados. As amostras com secreções respiratórias desses pacientes estão em análise laboratorial.
Paraná
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) do Paraná descartou um caso suspeito e dois pacientes que estavam sendo monitorados. O paciente suspeito era de uma criança de Foz do Iguaçu, Oeste do estado, que apresentou sintomas de tosse e febre elevada após ter contato com pessoa do Paraguai.
Os outros dois pacientes são: uma mulher da região de Curitiba que chegou da Argentina recentemente e um criança de Foz do Iguaçu estive nos Estados Unidos. Os três casos foram descartados por exames laboratoriais.
Com estes resultados o Paraná tem um caso suspeito e um em monitoramento, ambos na região de Curitiba. Desde o surgimento dos primeiros casos da doença, 35 foram descartados no Paraná, sendo 27 por exames laboratoriais e oito por critérios clínicos.