Combate à dengue
O governo do Paraná decidiu nesta segunda-feira ampliar o mutirão para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
Segundo informações do site oficial do governo do estado, a infra-estrutura vai ser disponibilizada para os 11 municípios paranaenses com maior número de casos da doença.
O anúncio foi feito após a confirmação de mais de 5,5 mil casos de dengue em todo o Paraná. Duas pessoas já morreram vítima da doença.
A lista dos 11 municípios que terão mutirão esta semana é: Prado Ferreira, Miraselva, Florestópolis, Nova Santa Rosa, Palotina, Marechal Cândido Rondon, Ubiratã, Cianorte, Itaipulândia, Santa Helena e Maringá.
A terceira morte causada por dengue no estado foi confirmada na manhã desta terça-feira (24), novamente na região de Maringá, no Noroeste do estado. O resultado do exame, que ficou pronto nesta manhã, confirmou que a adolescente de 15 anos que morreu na madrugada de domingo no Hospital Municipal foi vítima de dengue.
A jovem ficou internada na semana passada com dores pelo corpo e recebeu alta na sexta-feira (20). Mas na madrugada de domingo (22) ela passou mal e foi levada às pressas ao hospital, onde morreu. "A principal causa da morte foi dengue associada a outras doenças", afirmou o diretor técnico do Hospital Municipal, doutor Ricardo Plepis.
"O motivo principal da morte não tem como afirmar, tanto que no atestado de óbito saiu como indeterminado", definiu Plepis, ao ser questionado se a causa foi dengue clássica ou hemorrágica. A adolescente foi sepultada na segunda-feira (23) no Cemitério Municipal de Maringá.
As outras duas mortes causadas por dengue também aconteceram na região de Maringá, onde são registrados os números mais elevados de casos da doença. Um homem de 66 anos morreu de dengue clássica no município de Doutor Camargo, no fim do mês passado.
No dia 19 de março foi confirmada a primeira morte causada por dengue hemorrágica no Paraná. Maria Izabel Gil dos Reis, de 58 anos, morreu em Londrina (Norte), vítima de dengue hemorrágica.
1.142 casos positivos
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na tarde de segunda-feira a nova estatística sobre os casos da doença: são 1.142 casos positivos e 4.677 notificações, contra 96 confirmações e 351 notificações do ano passado.
Maringá é a cidade paranaense que mais tem casos confirmados de dengue. Os números estaduais apontavam na semana passada 5,6 mil casos positivos e 16.038 notificações no Paraná.
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião