Casos no Paraná
Saiba como está a situação da gripe suína no estado.
Situação Local Quantidade
Confirmado Curitiba 2
Confirmado Foz do Iguaçu 1
Suspeito Curitiba 10
Suspeito Foz do Iguaçu 3
Suspeito Cascavel 1
Suspeito Ponta Grossa 1
Suspeito Cornélio Procópio 1
Suspeito Toledo 4
Suspeito Pato Branco 1
O terceiro caso de gripe H1N1 foi confirmado neste domingo (21) à tarde pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Trata-se de uma criança da região de Curitiba que também foi contaminada na Argentina. Ela retornou para o Brasil em 14 de junho quando começou a apresentar os sintomas, segundo informações da Agência de Notícias do governo estadual.
O secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin, havia confirmado dois casos da Influenza A no sábado, um em Curitiba e outro em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. Ambos estiveram na Argentina, onde foram contaminados. O Paraná, contudo, permanece sem transmissão sustentada da doença.O secretário de saúde ressaltou, durante entrevista coletiva dada no sábado, que não há contaminação de pessoas de forma a caracterizar transmissão interna da doença. A orientação é que pessoas vindas do exterior e que apresentam os sintomas da gripe.
Todos os pacientes passam bem e estão em isolamento domiciliar. Os contatos próximos a eles estão sendo monitorados pelas vigilâncias epidemiológicas para avaliação do quadro clínico. Embora nenhum tenha apresentado sintomas da doença, eles permanecem em monitoramento.
Além dos três casos confirmados são 21 casos suspeitos, seis em monitoramento e 73 descartados. Também existem casos suspeitos em Cascavel, Ponta Grossa, Cornélio Procópio, Toledo e Pato Branco. Neste domingo, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde, foram contabilizados sete novos casos suspeitos, dois da região de Curitiba, três de Foz do Iguaçu e dois de Toledo.
Resultados de exames laboratoriais descartaram ontem 12 casos suspeitos. Entre eles, não consta o resultado do exame que ficaria pronto à tarde, de uma amiga da profissional de saúde, de 40 anos um dos casos confirmados em Curitiba.
Sintomas
A nova gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. O diagnóstico é confirmado por exame laboratorial. No Paraná, quatro hospitais estão preparados para atender pacientes com sintomas, segundo o Ministério da Saúde. São eles: Hospital de Clínicas da UFPR e Hospital do Trabalhador, em Curitiba; Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná da UEL, em Londrina, e Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu.
O caos se instalou, Lula finge não ser culpado e o Congresso se omite
Lula encerra segundo ano de governo com queda de 16% na avaliação positiva do trabalho
Sem concorrência e com 0,08% de desconto no pedágio, EPR leva lote 6 das rodovias do Paraná
Quais as profissões e cargos que estarão em alta em 2025, e as habilidades exigidas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora