Cascavel A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel confirmou ontem os primeiros dois casos de dengue no município em 2007: um autóctone quando a pessoa contrai a doença no próprio local e outro importado. O resultado reforça a preocupação com o risco de surto da doença na cidade, cujo índice da presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é de 4,8% - o tolerável pelo Ministério da Saúde é de 1%.
A primeira vítima de dengue autóctone é um homem que mora no Jardim Itapoá. A segunda vive na região do Lago Municipal e teria contraído a doença no Mato Grosso do Sul. Há ainda outros 21 casos sendo investigados pelo Laboratório Central em Curitiba, pondo as autoridades em alerta."Para evitar novas ocorrências, estamos fazendo a borrifação com bomba costal nessas regiões onde vivem as pessoas infectadas pela dengue", afirma Cristina Carnaval, diretora do Centro de Controle de Endemias. Até amanhã, a Secretaria de Municipal de Saúde deve receber emprestada da Secretaria de Estadual de Saúde (Sesa) uma caminhonete equipada com bomba Ultra Baixo Volume (UBV) - de maior alcance - que fará a pulverização nos bairros.
Cristina alerta a população a redobrar os cuidados. "A primeira medida é fazer a limpeza dos quintais e evitar a água parada em recipientes como pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de plantas, caixas dágua destampadas e piscinas não tratadas, entre outros."