Um confronto entre dois grupos rivais de sem-terra deixou duas pessoas feridas, uma delas baleada na mão, na manhã desta terça-feira (6), em Guairaçá, na região de Paranavaí, no Noroeste do estado. Segundo informações da Polícia Militar, os integrantes do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast), que já ocupavam uma fazenda, foram surpreendidos na manhã desta terça por famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Por volta das 5h40, ainda segundo a PM, um grupo do MST - estima-se entre 300 e 400 pessoas - apareceu no local disposto a invadir a fazenda. Integrantes do Mast relataram que os rivais estavam encapuzados e armados com espingardas, revólveres e pistolas. Houve confronto entre os dois grupos e um dos líderes do Mast, conhecido apenas como Louro, foi baleado na mão.
Quem também ficou ferido foi o segurança Silvio César Ribeiro do Nascimento que disse ter recebido socos e pontapés. Ele passou no hospital para fazer um laudo. Nascimento também reclamou que o dinheiro que tinha na carteira desapareceu.
As cerca de 40 famílias expulsas das terras estão acampadas na rodovia e ameaçam entrar de novo na fazenda, o que deixa a situação tensa, com risco de novos confrontos. Policiais militares estão fazendo a ronda para evitar novos confrontos.
O delegado de Terra Rica, Alessandro Roberto Luz, instaurou inquérito para apurar o que ocorreu na fazenda, que fica às margens de PR-180.