Três policiais e uma moradora ficaram feridos após confusão no fim da noite de ontem em um baile funk no Morro do Turano, no Rio Comprido, na zona norte do Rio de Janeiro. A comunidade conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desde setembro do ano passado. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança, os policiais militares foram recebidos a pauladas e pedradas, e o Batalhão de Choque foi acionado para controlar o tumulto.
Treze pessoas foram presas. Segundo a secretaria, por volta de 23h30, os PMs da UPP do Turano foram até uma quadra, no alto da comunidade, após "reclamações de moradores" a respeito de som muito alto. Alguns frequentadores reagiram à chegada dos dez policiais, e três militares foram agredidos. Mais cedo, os moradores fizeram uma festa na quadra em comemoração ao Dia dos Pais. Já o baile funk, no entanto, foi realizado sem autorização.
Os policiais da UPP acionaram o Batalhão de Choque, e 20 PMs chegaram para dar apoio. Após mais uma reação dos frequentadores do baile, segundo a secretaria, os militares atiraram com munição não letal (balas de borracha) e borrifaram spray de pimenta. Com o fim da festa, moradores teriam começado a fazer vandalismo pelo Turano, quebrando lixeiras.
Os policiais e a moradora tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal. Os detidos, a maioria menores de idade, foram levados para a 18ª Delegacia de Polícia (Praça da Bandeira), onde o caso foi registrado.
Segundo o presidente da Associação de Moradores do Morro do Turano, Gilson Rodrigues, a população está descontente porque os bailes estão proibidos de ultrapassar as 22h. Ele disse que fez uma solicitação ao comando das UPPs para que liberasse o horário do baile, pelo menos nas sextas-feiras e sábados.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora