Conscientizar os administradores públicos sobre a importância de implantar o programa Saúde Bucal da Família é o principal desafio do governo federal, segundo Ermenson Luiz Jorge, coordenador do 8.º Congresso Internacional de Odontologia do Paraná (Ciopar), que começou ontem em Curitiba. O programa tem a pretensão de reverter a situação de 28 milhões brasileiros que, segundo levantamento do IBGE, nunca estiveram num consultório odontológico. No Paraná, esse número é de 1 milhão de pessoas.

CARREGANDO :)

"Por falta de informação e até por questões políticas os municípios deixam de implantar o programa", diz Jorge. Segundo ele, as cidades não sofrem com a falta de profissionais. "Por ano, mil estudantes se formam em odontologia no Paraná e atualmente existem 14 mil dentistas no estado. Cada cidade tem um número razoável de profissionais que poderiam ser contratados para o programa", afirma.

O coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, esteve em Curitiba para apresentar um balanço do programa durante o 6.º Encontro Paranaense de Administradores e Técnicos em Saúde Pública Odontológica (Epatespo), que ocorreu dentro do congresso. Do orçamento de R$ 1,4 bilhão destinados à política de saúde bucal para ser aplicado durante os quatro anos de governo, 60% já foram gastos. Pelo menos 18 mil profissionais foram contratados, aumentando em 65% o número de dentistas que realizam atendimento pelo Sistema Único de Saúde no país. São quase 11 mil equipes espalhadas por 3,5 mil municípios, atendendo 58 milhões de pessoas. A intenção do governo é atingir, até o final de 2006, uma população de 70 milhões de brasileiros e diminuir em 40% o número de pessoas que nunca estiveram num consultório odontológico. "No Paraná, a estimativa é que esse índice seja ainda maior, chegando a até 50%", diz.

Publicidade

Pucci reconhece o desafio do governo em conscientizar os administradores públicos e por isso o Brasil formalizou um convênio com o governo de Cuba, que possui uma política de saúde semelhante à brasileira. A coordenadora nacional de odontologia do Ministério da Saúde de Cuba, Maritza Sosa, também participa do encontro.

* Serviço: O Ciopar continua hoje, no Estação Embratel Convention Center, a partir das 8h30, e termina amanhã.