Cerâmica Colombo
A produção de cerâmica branca, as chamadas louças finas, no Paraná data do final do século XIX quando foi estabelecida uma fábrica pelo imigrante italiano Francisco Busato na região metropolitana de Curitiba, no atual município de Colombo. Cogita-se que esta tenha sido a primeira produção em escala industrial de louça no país.
Fábrica de Fitas Venske
Fundada em 1907 por Gustavo Venske, a fábrica de fitas foi inicialmente uma pequena manufatura de três teares, sediada em uma casa alugada. No auge, a empresa chegou a produzir 800 mil metros de fita por mês, contando com 130 funcionários. A partir de 1952 a fábrica também passou a produzir bandeiras. Na década de 1960 a empresa começou a enfrentar dificuldades. Encerrou definitivamente suas atividades em 1980.
Fábrica de Pianos Essenfelder
Em Curitiba, a fábrica se estabeleceu na Estrada da Graciosa, atual avenida João Gualberto, onde permaneceu por longos anos, mudando-se para a rua João Bettega na década de 1990. Em seu auge, chegou a produzir entre 120 e 130 pianos por mês e contou com mais de 300 funcionários. Em meados dos anos de 1990, já com problemas financeiros, possuía 100 funcionários a sua produção mensal era de 50 pianos.
Todeschini
A história da Todeschini Alimentos no Brasil teve início em 1870, quando o marceneiro Giuseppe Todeschini, de Arcole, província de Verona, Itália, decidiu vir para a América do Sul. Em Curitiba, trabalhou por sete anos como construtor de casas para imigrantes das colônias Muricy e Imbituva. Em 1885, fundou a primeira indústria de macarrão do Sul do Brasil.
Impressora Paranaense
Para divulgar os atos oficiais da província do Paraná, Zacarias de Góes e Vasconcelos determinou que Cândido Lopes instalasse uma oficina gráfica em Curitiba. Com o nome de Typographia Paranaense, a partir de abril de 1854, a empresa fez circular o 1.º jornal do Paraná, o Dezenove de Dezembro. Empresários de Curitiba, liderados pelo Barão de Serro Azul, adquiriram em 1888 a “Typographia. Sob nova administração, a empresa renasceu com outra razão social: Impressora Paranaense.
Leão Júnior
Fundada por Agostinho Ermelino de Leão Junior, em 8 de maio de 1901 em Curitiba. A Leão Júnior pegou carona no ciclo do mate, pilar da economia paranaense até o fim da década de 20. Nos anos 40 surgiu o mate tostado, já com a marca Matte Leão. Em 2007, a marca foi vendida para a Coca-Cola.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora