Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Administração

Conhecer e gostar um pouco de tudo

Muitos estudantes que não sabem muito bem qual é a sua vocação podem achar que o curso de Administração é uma boa opção, pois oferece amplas possibilidades de atuação profissional e, no fim das contas, alguma delas deve se enquadrar ao seu perfil. Quem pensa assim já começou errado, diz Oriovisto Guimarães, diretor-presidente do Grupo Positivo, conglomerado empresarial paranaense que começou a ser construído em 1972 com um pequeno cursinho pré-vestibular e que hoje conta com cinco escolas próprias, uma universidade (Unicenp), uma das maiores gráficas do país (Posigraf) e a uma das principais indústrias de computadores e de softwares do Brasil (Positivo Informática).

Para Guimarães, o administrador de sucesso deve ser um generalista. Ou seja, deve ter conhecimento amplo sobre muitas áreas do conhecimento: Matemática (há que se controlar os custos e os resultados da empresa), Economia (as empresas atuam sob diferentes cenários), Direito (as empresas são reguladas por leis), Sociologia e Psicologia (para entender o comportamento dos clientes e para motivar os funcionários). "O estudante que vai fazer Administração não precisa necessariamente gostar de todas essas áreas. Mas, no mínimo, não deve ter aversão a elas", afirma Guimarães.

Apesar disso, especialização é necessária. "Um administrador de hospital tem de entender de Medicina; o administrador de um jornal tem de saber tudo de imprensa." Outras características recomendáveis, segundo ele, são o espírito de liderança e a disponibilidade para trabalhar em equipe. Para quem tiver essas características, trabalho não vai faltar, assegura Guimarães. "O dia que faltar trabalho para o administrador, vai faltar trabalho para todas as profissões."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.