• Carregando...

Depois de febre, tosse, dores musculares e calafrios, a conjuntivite é o sintoma mais presente em pacientes que contraíram a gripe A no Paraná. Dados divulgados ontem pela Se­­cre­taria de Estado da Saúde mostram que 61% dos pacientes que tiveram a nova gripe confirmada no Paraná até a primeira quinzena de agosto apresentaram o sintoma.

Apesar disso, especialistas ressaltam que a presença da conjuntivite por si só não deve ser motivo para alarde por parte dos pacientes. "A inflamação da conjuntiva ocular pode ocorrer por diversos fatores, e a presença do vírus da nova gripe é só mais um deles", afirma José Luiz de Andrade Neto, médico infectologista e consultor do Ministério da Saúde. "Mas a estatística é importante para auxiliar os médicos no diagnóstico da doença", diz.

O médico conta que outras doenças, como a gripe comum, também podem provocar a conjuntivite. "É uma inflamação em uma membrana ocular. Na presença de um vírus ou uma bactéria no olho, o quadro pode se manifestar sem que o paciente desenvolva uma doença generalizada", explica. "Tanto que já era um quadro observado pelos médicos, porém com menor atenção".

Alceu Fontana Pacheco Junior, presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, acrescenta que é preciso ficar atento à manifestação do sintoma associada a outros sinais da gripe A. "Os sintomas que mais ocorrem são febre alta e tosse. Se houver as duas complicações, além da conjuntivite, há grandes chances de o caso ser da nova gripe", afirma. Ele lembra que há outros indícios que nem sempre estão presentes nos casos confirmados da doença, como dor de garganta e diarreia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]