Os membros do conselho dos leitores da Gazeta do Povo conversaram na quarta-feira com o chefe de Redação do jornal Eduardo Aguiar sobre o processo de definição da capa.
Aguiar explicou aos conselheiros que o processo de escolha da manchete da edição do dia seguinte inicia pela manhã, quando a equipe responsável pelo planejamento trabalha com as apostas de matérias para o dia seguinte. Esse planejamento pode ser mudado, dependendo dos acontecimentos do dia. "A capa é a vitrine do jornal. Ela reflete as apostas de cada editoria e deve conter as linhas editoriais da Gazeta", explica.
Os conselheiros disseram que boa parte das escolhas sobre o que será lido por eles é feita pela capa. "Vejo inclusive no pé da página qual é o colunista do dia", diz Margareth Fucs. Já Simone Lundgren pondera que o espaço destinado para colunistas é muito pequeno, não atraindo a leitura. Os colunistas também gostariam de ver a previsão do tempo com maior destaque. Gostam quando os temas das chamadas são mais variados e principalmente quando são apresentadas matérias de cadernos da Gazeta.
Essa foi penúltima reunião da atual gestão do conselho, que se despede em abril. O encontro contou com a participação de quatro diretores do jornal NH, de Novo Hamburgo (RS), que vieram conhecer a experiência de ter conselheiros, o que em breve deve ser implantado naquele jornal. O conselho de leitores da Gazeta do Povo também é formado por Édna Mara Faust, Claudio Slaviero, Nelson Lambach II, Maurício Poliquesi, Rodrigo Kanayama e Liziane Dranka Silva.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião