Após quatro anos, a prefeitura de Curitiba tomou posse nesta quinta-feira (20 do novo Conselho Municipal de Transporte. O grupo se reunirá para discutir o transporte coletivo da capital e região e tentar ajudar a desatar os nós do setor. A última nomeação desse conselho ocorreu em 2011. Naquela época, o grupo se reuniu apenas até junho.
“Queremos que outros setores da sociedade possam participar ampliando o debate de forma permanente. Inclusive discutindo as decisões da Justiça do Trabalho, do Ministério Público e eventuais decisões judiciais’, disse o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.
Questionado sobre os primeiro foco do conselho, Fruet disse que o tema principal deve ser o financiamento do sistema. “A parte operacional já funciona bem. O grande nó é o financiamento para que possamos buscar soluções mais seguras”, afirmou.
A data-base da renovação da tarifa técnica do transporte público de Curitiba venceu no último mês de fevereiro e esse valor ainda não foi divulgado pela prefeitura. Atualmente, os empresários recebem R$ 3,18 por passageiro transportado. Mas a nova tarifa técnica deverá remunerá-los de forma retroativa.
Apesar da posse do novo conselho ter ocorrido ainda durante essas negociações, o grupo não participará diretamente da definição desse novo valor. “Até porque não daria tempo. A tarifa técnica já chegou a Urbs e estamos discutindo. O valor ainda não podemos divulgar, pois o mais importante no momento é definir a correção dos itens da planilha”, disse Fruet.
O grupo ainda não agendou sua primeira reunião, mas deve fazê-lo em breve. Nesse encontro serão discutidos os focos do trabalho e um cronograma para novas reuniões.
Confira a Composição do conselho:
Caíque Ferrante
Professora Josete
Dante Gulin
Anderson Teixeira
Luiz Felippe de Castro Henning
Roberto Gregorio da Silva Junior
Daniel Johansen de Moura
Fábio Duarte de Araújo Silva
Carlos do Rego Almeida Filho
Carlos Eugênio Stabach
Luiza Simonelli