Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Consumidor terá mais alternativas

Por não serem consideradas benéficas para a saúde, a Anvisa não determina valores de referência diários para o consumo de gorduras trans. A recomendação é que não se consuma mais do que 2 gramas por dia, isso porque a ingestão em excesso pode acarretar uma série de prejuízos à saúde, principalmente ao coração.

Segundo o cardiologista do Hospital Ecoville, Fábio Rocha Farias, a gordura trans surgiu como uma opção para a gordura saturada, que também é prejudicial à saúde. "O consumo exagerado aumenta os níveis de colesterol total e o LDL-C (colesterol ruim), reduzindo o nível do HDL-C (colesterol bom)", explica o médico. A conseqüência dessa alteração pode ser o entupimento de veias, situação que pode levar ao enfarte ou à ocorrência de um acidente vascular cerebral (derrame).

De acordo com a médica nutricionista Ana Tereza Gebran, do Hospital Vita Batel, é impossível abolir totalmente a gordura trans da dieta. "O que se pode fazer é evitar o consumo de produtos que apresentem uma quantidade maior de gordura vegetal hidrogenada. As novas regras de rotulagem vão ajudar muito nesse sentido, uma vez que será possível dar preferência a alimentos mais saudáveis", afirma. (CV)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.