Pesquisar preços e procurar pelas melhores condições de pagamento são regras básicas da cartilha do bom comprador. Hoje, quase nada se leva para casa sem um descontinho e poucos resistem a um bom negócio. O consumidor ainda está de olho em outra pechincha possível apenas no universo das compras on-line: os cupons de desconto.
Comprador on-line escaldado, Alexandre Cardoso, 30 anos, não compra nem uma agulha pela internet sem um cupom de desconto na manga.
O recurso já lhe permitiu economias superiores a 50% em uma infinidade de produtos – de meias a computador, passando por livros, eletrodomésticos e vinhos. Para obter a maior vantagem possível em suas compras, ele procura pelos cupons de desconto mais atraentes e acompanha fóruns em que outros compradores experientes compartilham dicas e macetes.
“Sempre tento incluir um cupom ou utilizar a forma de pagamento que dê mais desconto, geralmente por boleto bancário. Já consegui mais de 50% de desconto combinando promoção, cupom e forma de pagamento. Costumo procurar pelos cupons em blogs ou sites e testo vários para descobrir qual dá o desconto maior”, conta.
A estratégia adotada por Cardoso tem conquistado milhões de adeptos no Brasil. De acordo com o CupoNation, um dos maiores portais de cupons de desconto e ofertas on-line em todo o mundo, a busca por cupons cresceu 31% no último ano. O levantamento considerou dados do Google sobre quantos internautas pesquisaram sobre o assunto.
Maria Fernanda Diniz Junqueira, CEO do CupoNation, explica que o crescimento da procura por cupons de desconto denota o amadurecimento do consumidor brasileiro. “O e-consumidor está mais atento, mais esperto, buscando por compras inteligentes. A utilização dos cupons comprova isso: temos um consumidor que pesquisa preços, que procura por recursos que tornem a compra mais vantajosa, que se permite a comodidade de comprar pela internet e tem segurança para finalizar a compra porque conhece seus direitos sobre devolução do produto e ressarcimento”, avalia.