O próximo domingo (8) é deles: dia de homenagear e celebrar os pais e todos aqueles que, de um jeito ou de outro, cumprem esse papel. Também é, conforme manda a tradição, dia de presentear. De olho na clientela que costuma aumentar às vésperas da data, comerciantes investem em vitrines chamativas, sugestões de presentes e parcelamento em suaves prestações. Para fugir de incomodações e não cair no conto do vigário das promoções, o Procon Paraná elaborou algumas dicas para o consumidor ir às compras preparado. Veja a seguir:
QUALIDADE
Parece óbvio, mas não custa lembrar: o CDC estabelece que qualquer aparelho eletroeletrônico venha acompanhado do manual de instruções em português, do termo de garantia preenchido e da nota fiscal. Nunca leve o produto sem antes testá-lo na loja. Também preste atenção à descrição dos produtos, principalmente daqueles importados, que muitas vezes apresentam informações em outra língua. É regra: produtos nacionais ou importados devem conter informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, quantidade, composição, garantia, prazo de validade e eventuais riscos que possam apresentar à saúde e segurança do consumidor. No caso de alimentos, produtos de higiene, bebidas e cosméticos industrializados, observe se trazem o número de lote e registro no Ministério da Agricultura ou da Saúde.
ON-LINE
Muitos consumidores optam por comprar o presente do pai pela internet – seja para fugir da muvuca do comércio, seja porque os preços praticados são mais atrativos. Alguns cuidados são importantes para não ter problemas com a encomenda: primeiro, certifique-se de que o endereço eletrônico é seguro e de um estabelecimento comercial real; observe se o endereço começa com “https://” e se aparece um cadeado de segurança ao lado. Depois de concluir a compra, imprima o comprovante com a descrição do pedido e solicite um e-mail de confirmação de que a compra e o pagamento foram efetuados. A loja on-line deve informar a data de entrega do produto (planeje, pois pode ocorrer atraso na entrega). Sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNJP geralmente não são seguros, então é melhor evitar.
RECLAMAÇÕES
O Procon-PR destaca que todas as compras estão amparadas pelo CDC. Em caso de algum problema ou defeito, o consumidor dispõe de um prazo de 30 dias para reclamar de problemas aparentes e de fácil constatação para produtos não duráveis (como bebidas e itens de higiene e perfumaria), e de 90 dias para produtos duráveis (como vestuário, eletrônicos e telefones celulares).
PREÇOS
Informações sobre o preço do produto de acordo com a condição de pagamento – à vista ou a prazo –, número de parcelas possíveis e taxas de juros mensal e anual devem estar expostas de maneira legível e em local de acesso fácil. Se você se deparar com uma etiqueta com preço diferente daquele divulgado na vitrine, prevalece o menor valor. Outro detalhe: não há garantia de pagamento sem juros em cartões de crédito. Entretanto, o fornecedor precisa deixar claro como será feita a cobrança, se terá ou não juros. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ausência de juros apenas para pagamento à vista (ou seja, em dinheiro ou no cartão de débito).
CONSCIENTE
Escolher presente nem sempre é tarefa fácil. Para não errar e evitar o incômodo de ter que trocar o presente, leve em consideração o perfil do presenteado. Além disso, estabeleça um limite de gasto para a compra – com tantas opções no mercado, não vale a pena ficar no vermelho (pesquisar preços é uma boa pedida).