O empresário Luciano Hang, dono da Havan, teve o perfil no Twitter e o canal no YouTube bloqueados nesta quinta-feira (25). A conta dele no Instagram já havia sido suspensa na terça-feira (23). A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes (STF), membro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Hang foi um dos oito alvos da operação da Polícia Federal contra empresários que supostamente teriam defendido um golpe de Estado, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), postulante ao Palácio do Planalto, vença as eleições em outubro. O dono da Havan negou ter defendido um golpe. Os empresários são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL.
Quando houve o bloqueio da conta no Instagram, Hang afirmou que sofria censura. "CENSURA! Acabaram de derrubar meu Instagram. Onde está a democracia e a liberdade de pensamento e de expressão? Tenho certeza que este era o objetivo de toda essa narrativa: tentar me calar. Vivemos momentos sombrios, mas vamos vencer", disse o empresário em sua conta no Twitter, que agora também foi bloqueada.
Em nota, Hang disse que não planejou nenhum golpe, afirmou que tem sido perseguido e censurado, e também criticou o cerceamento de sua liberdade de expressão.
“Eu nunca arquitetei golpe algum. Sou um defensor da liberdade e da democracia. Em minhas redes sociais, sempre passei mensagens de otimismo, empreendedorismo, economia e minha visão política. É um absurdo um cidadão não poder nem mais falar o que pensa, nem em um grupo entre amigos ou família no WhatsApp. Onde já se viu um ativista político não poder se manifestar sobre política. Vivemos tempos sombrios no nosso país, onde um lado pode tudo, tem toda a grande imprensa a favor e o outro nada pode. Estamos sendo perseguidos e censurados como bandidos. Isso não é democracia, é ditadura”, afirmou o empresário.
Já o Twitter e o YouTube confirmaram ao g1 que a suspensão das contas ocorreu em razão de decisão do STF. O Instagram não se manifestou.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião