Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
RJ

Contêineres improvisados abrigam índios removidos de aldeia

Doze dos 22 índios que moravam na aldeia Maracanã, localizada ao lado do estádio do Maracanã, no Rio, já estão na área destinada pelo governo do Estado que vai abrigá-los temporariamente até que uma nova aldeia seja montada.

Seis contêineres foram adaptados em quartos e banheiros masculino e feminino, e cozinha. Cada quarto tem seis camas de solteiro. Na cozinha tem geladeira, fogão e mantimentos. Os contêineres estão sob uma tenda branca cercada por grades de metal.

"Estamos satisfeitos porque será temporária nossa permanência aqui, até a aldeia ficar pronta. Acredito que em 30 dias podemos nos mudar", disse a índia Vãngri Kaingang. "Por ser temporário, está bom", disse o cacique Carlos Tukano.

O secretário de Estado da Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, afirmou, no entanto, que o prazo para que a nova aldeia fique pronta é de meses. "Esperamos entregar antes [dos 18 meses]. Depende de licitação e o projeto executivo ainda não foi feito", disse.

A área fica localizada no Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária do Rio. Cerca de 2.500 pessoas moram no local, entre ex-portadores de hanseníase e familiares. Segundo a diretora da unidade, Adriene Mendonça, não há risco de contaminação.

Remoção

A aldeia Maracanã foi desocupada na manhã de sexta-feira com a presença Batalhão de Choque da Polícia Militar. As crianças e idosos já tinham sido retirados pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos quando a polícia invadiu o local. Sete manifestantes foram presos.Homens do Choque empurraram os índios para fora na propriedade. Eles também usaram spray de gás pimenta e bombas de efeito moral. O coronel Frederico Caldas, relações públicas da PM, informou que 200 policiais participaram da ação, entre homens do Bope, do Batalhão de Choque e do 4º Batalhão da PM.

Durante a invasão da polícia, manifestantes fecharam uma pista da Radial Oeste, no sentido leste. Quatro bombas de efeito moral foram detonadas para dispersar os manifestantes que ocupavam a avenida. Um índio ficou ferido e precisou de atendimento médico.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.