Ao contrário do ensino fundamental, a educação infantil não reserva grandes mudanças para o ano que vem. De acordo com a diretora do Departamento de Educação Infantil da rede municipal, Ida Milleo Mendonça, os educadores serão incentivados a ensinar mais a partir de brincadeiras. "O contexto lúdico será uma das grandes metas para o ano que vem". Ida explica que há uma preocupação de oferecer para o aluno oportunidades para ele se conhecer como criança e indivíduo.
No entanto, nem sempre os pais entendem estas práticas pedagógicas, e reclamam da falta de conteúdo na educação infantil. A confeiteira Marcileide Silva Gonçales, 25 anos, diz que o ensino oferecido para a filha Eduarda, 4 anos, está abaixo das suas expectativas. "Ela sabe ler e escrever algumas coisas porque fui eu quem ensinou em casa. Ela mostra interesse mas a escola parece que não incentiva muito." A menina confirma. "Eu queria saber ler mais", diz.
A diretora explica que a letras são ensinadas dentro do contexto sistemático para as crianças. "Na hora da historinha, no brincar e na própria identificação do seu nome a gente dá todas as condições para que eles construam hipóteses sobre este conhecimento". No entanto, ainda não existe uma proposta formal de alfabetização das crianças na educação infantil. (TD)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião