O motim iniciado às 17 horas desta sexta-feira (19) no minipresídio Hildebrando de Souza, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, continua na manhã deste sábado (20). Dos três agentes carcerários feitos reféns pelos detentos, um foi liberado por volta das 23 horas de sexta-feira (19).
Enquanto os presos negociavam com a comissão de negociação formada por representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Judiciário, três ônibus da Viação Campos Gerais (VCG), que opera o transporte coletivo municipal na cidade, foram incendiados.
A polícia investiga se os atentados têm relação com a rebelião já que numa das ocorrências o incendiário falou ao motorista de ônibus que estava ocorrendo um motim no minipresídio. O tenente da Polícia Militar, Fábio Canteri, porta-voz da comissão de negociação, disse na noite de sexta-feira (19) que os presos estão com aparelhos celulares dentro do minipresídio.
A Polícia Militar permanece no minipresídio na manhã deste sábado (20). A unidade tem cerca de 500 presos para uma espaço de 170. Entre as reivindicações dos rebelados está a transferência de detentos.