Finalizado em dezembro passado, o projeto de conclusão do Contorno Norte de Curitiba aguarda a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ibama para ter início. As obras serão tocadas pela concessionária Autopista Régis Bittencourt, que assumiu a responsabilidade pelo trecho ao receber a concessão da BR-116 entre Curitiba e São Paulo, em parceria com o governo do estado.
São 11,6 quilômetros a serem feitos, ligando Colombo (pela Rodovia da Uva) a Pinhais (pela BR-116) atualmente a pista que existe é bastante precária. Um protocolo de intenções chamado de Instrumento de Acordo foi firmado entre a Autopista e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para execução do projeto.
Segundo o coordenador da Comec, Rui Hara, a entidade assumirá a construção dos primeiros quatro quilômetros de vias marginais ao contorno (parte a ser construída) que, futuramente, integrarão o Corredor Metropolitano. "Estamos tentando fechar este acordo com a concessionária para que as travessias já sejam feitas. Já o corredor, este depende de verbas do PAC da Mobilidade e é um projeto posterior", explica.
O contorno deverá ter pista dupla separada por barreira. A previsão é de que as obras comecem este ano e sejam finalizadas até o final do ano que vem. A Autopista também deve executar obras de melhoria no acesso norte de Curitiba.
"Estamos preocupados porque a concessionária tem prazo para cumprir esta obra. Precisamos que o projeto seja aprovado o mais rápido possível", diz Hara. Na última segunda-feira, representantes da concessionária pediram ao governador Beto Richa que interceda em Brasília para agilizar a aprovação do projeto.
Procurada pela reportagem, a ANTT não conseguiu responder até o fechamento desta edição qual o prazo para aprovar ou não o projeto.
Corredor
O Corredor Metropolitano a ser feito do Contorno Norte a Araucária vai integrar as áreas industriais de sete municípios da Grande Curitiba. Deve custar cerca de R$ 505 milhões parte da verba estava em tratativa pelo PAC da Copa, mas, como o prazo para a construção com esse recurso era muito curto, pois são 70 quilômetros de estrada a serem feitos, o projeto foi excluído. O governo tenta agora obter verba junto ao PAC da Mobilidade. "O financiamento pelo PAC da Mobilidade previsto até agora é de R$ 27 milhões. Por isso estamos negociando a possibilidade de aumentar esta verba. As obras serão divididas em três lotes", explica Hara.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora