Uma obra no município de Garuva (SC) promete desafogar o tráfego na divisa do litoral do Paraná com Santa Catarina a partir de 2015. A intervenção de nove quilômetros, chamada de Contorno Sul, começou a ser executada em abril deste ano pelo governo catarinense. O trecho liga a BR-101 à cidade de Itapoá, em um gargalo famoso pelas filas de dezenas de quilômetros em épocas nas quais banhistas a maioria paranaense procuram praias da região.
A intenção inicial da obra é beneficiar os quase 15 mil habitantes de Garuva. Hoje, todo o tráfego de carretas que vai ao Porto de Itapoá precisa passar pela cidade. Após a inauguração do contorno, os veículos pesados serão proibidos de trafegar na área urbana.
"Nossa intenção é desafogar o Centro de Garuva, para atender o porto, mas nada impede que carros pequenos utilizem o novo acesso. No período de veraneio, o paranaense usa muito a rodovia de Santa Catarina para ir a Guaratuba, e aquilo vai se tornando um caos. Com o contorno, os paranaenses também serão beneficiados", diz o superintendente regional do Departamento de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra), Ademir Vicente Machado.
Data limite
A obra custará R$ 27,1 milhões e já está no quinto mês de execução o prazo total é de 25 meses. Janeiro de 2015 é o limite estabelecido para que o tráfego seja liberado na nova pista. Consta no projeto um viaduto na BR-101, duas pontes no próprio contorno e duas travessias de gasoduto.
Os primeiros meses foram dedicados a desapropriações de propriedades rurais. "Agora a obra está em uma fase de serviços de terraplanagem. A chuva tem atrapalhado um pouco, mas o andamento está assumindo um ritmo adequado. Depois teremos a parte de pavimentação, que é a parte final da obra, antes da liberação para o tráfego em 2015", diz Vicente Campos de Sá, um dos engenheiros da empresa Iguatemi, que fiscaliza o andamento da obra.
Em um determinado período da obra, a BR-101 deve ter o tráfego alterado na altura do viaduto, no quilômetro 10. Ainda não há definição de qual será o período em que o tráfego precisará ser modificado e qual a alternativa será utilizada.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião