Uma moda feita de contrastes. Pelo menos foi esta a aposta do primeiro dia de desfiles da São Paulo Fashion Week o mais importante evento do setor da América Latina , que acontece até a próxima semana em São Paulo. A começar pela roupa leve mostrada na passarela que destoava e muito da temperatura que fazia fora do prédio da Bienal. No mais, foi um jogo de erros e acertos entre formas minimalistas e outras rebuscadas, cores básicas e miscelânias tropicais, tecidos dos de antigamente e outros banhados de tecnologia.Tufi Duek e Priscilla Darolt fizeram um verão de formas descomplicadas e cores pálidas, com um apreço pela técnica: recortes a laser, materiais inovadores e efeitos realmente especiais. "Voltei ao minimalismo dos anos 1960", disse Eduardo Pombal, estilista da Tufi Duek. "Mas com uma releitura atual, adaptada à praticidade da mulher de hoje." Ele não foi o único a mostrar minissaias curtíssimas, vestidos retos, levemente acinturados, entre outras formas longilíneas. Rainha dos volumes, Priscilla Darolt surpreendeu a plateia ao mostrar uma coleção de 14 modelos inspirada nos anos 1960, composta por vestidos bem sequinhos.
Já a paranaense Erika Ikezili, de Cornélio Procópio, trabalhou sua moda com uma paciência oriental até chegar a uma coleção cheia de estampas, texturas, babados, dobraduras, volumes, franzidos e plissados.
Visual cinquentinha
Enquanto se desvenda qual vai ser realmente a tendência nas praias e nas cidades brasileiras durante o calor, uma brincadeira: que tal fechar os olhos, relembrar os verões de antigamente e apostar num visual cinquentinha? Pois a Rosa Chá, que tem à frente da criação o estilista Alexandre Herchcovitch, deixou de lado a moda praia convencional para fazer uma coleção de corpetes estruturados, bojos, barbatanas aparentes, anquinhas em tecido leve, cintura alta e muita transparência. Pura lingerie. E, para usar nas ruas, vestidões esvoaçantes e suas versões micro, em estampas florais e um xadrez irregular. A noite teve ainda a moda masculina da Reserva e a moda praia da Cia. Marítima. Para hoje estão programados os desfiles da Iódice, Ellus, Água de Coco, Alexandre Herchcovitch (feminino), Cori, Osklen e Triton.
A jornalista viajou a convite do evento.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora