O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar ontem o incêndio que ameaçava o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, na região norte de Mato Grosso do Sul, desde a última quarta-feira.
Brigadistas voluntários, funcionários de fazendas e uma equipe de apoio disponibilizada pelo Parque Nacional das Emas - no Estado de Goiás - trabalharam na contenção dos focos que atingiram propriedades no entorno da unidade de conservação, entre os municípios de Alcinópolis e Costa Rica. No dia 23, uma equipe da força-tarefa do Centro de Proteção Ambiental (CPA) também seguiu para o parque.
"Não existem mais focos aparentes. Apesar de ter chovido muito pouco naquele local, o trabalho dos bombeiros e voluntários conseguiu fazer a contenção (do incêndio)", disse o chefe do CPA major Francimar Vieira da Costa. Ele explicou que as equipes continuam no parque ao menos até o fim do dia de hoje, porque ainda é preciso garantir que não há risco de o fogo voltar.
Com 30.618 hectares, o Parque das Nascentes do Rio Taquari possui terreno com cavernas e grotas (cavidades profundas na encosta de rochas e morros), o que dificulta tanto a visualização de focos de incêndio quanto um futuro trabalho de contenção do fogo. Segundo informações de proprietários rurais da região, as chamas prejudicaram as lavouras e a criação de gado.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora