O corte de energia que aconteceu entre 12h e 12h40 desta segunda-feira no sistema de comunicação do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2) não estaria previsto e tampouco "programado em razão de um processo de modernização do sistema" como disse a Aeronáutica.
"Esses processos são feitos durante a madrugada e não no meio do dia. Essa pane não era esperada e pegou os controladores de surpresa", contou um controlador de vôo que trabalha no Cindacta 2 em entrevista ao Paraná TV. O controlador preferiu não se identificar.
Ainda de acordo com o controlador, a segurança dos passageiros estava ameaçada durante os 40 minutos que o sistema de comunicação ficou inativo.
O controlador explicou que antes do acidente com o avião da Gol, que matou 154 pessoas, a categoria trabalhava no limite. "Somente depois do acidente é que os controladores repensaram a forma como vínhamos trabalhando", afirmou. "É em benefício de vocês", completou.
Por conta da falta de energia, mais de 70 vôos sofreram atrasos na segunda-feira. Na manhã desta terça-feira o movimento foi tranqüilo no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Veja em vídeo a entrevista completa do controlador.
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