Curitiba Uma nota publicada, ontem, no jornal Folha de São Paulo, trouxe a revelação, por meio de um texto entregue por um controlador de vôo, do Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) do aeroporto em Curitiba, de que a Aeronáutica está manipulando a legislação, tentando acabar com o caos no espaço aéreo brasileiro.
Segundo a nota, o texto entregue pelo controlador afirma que a carga horária da categoria aumentou quatro horas no aeroporto Afonso Pena e 12 horas em Brasília e São Paulo. Esta nova carga de trabalho está em vigor desde o dia 14 de novembro, logo após a crise do setor, diz a nota. Outra revelação que o jornal trouxe foi que aumentou também o número de aeronaves por controlador seis para nove ou dez. O texto entregue pelo controlador, segundo a Folha de São Paulo, diz ainda que alguns controladores negaram a ordem de atender um número maior de aeronaves e foram afastados.
A controladora de vôo do aeroporto de Londrina, Ana Maria (nome fictício), confirmou o aumento das horas de trabalho quatro para seis. Ela diz ainda que a atual situação do espaço aéreo brasileiro era previsível. "É uma coisa que uma hora ou outra iria acontecer. Agora estão aumentando a carga horária de trabalho e mais aviões para monitoramento. Isso com certeza aumenta o risco de acidentes."
Ana Maria estava na mesma situação de muitos passageiros que aguardavam por embarque, ontem, no saguão do aeroporto Afonso Pena em Curitiba. Seu vôo com destino para Campinas estava com 1h15 de atraso. "A companhia aérea disse que está atrasado devido a um problema no avião. Mas é bem provável que seja um atraso de estrutura decorrente dessa situação."
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