O Departamento de Controle do Espaço Aéreo informou neste sábado que já foi reestabelecido o sistema de processamento de dados do Centro Integrado de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), que controla o tráfego de aeronaves no espaço aéreo da região Sul do país.
Uma pane no sistema, ocorrida na quinta-feira, provocou o desligamento do radar e atrasos de até três horas e 40 minutos em pelo menos 146 vôos comerciais até sexta-feira, e causou transtornos neste sábado a passageiros que embarcam e desembarcam em aeroportos da região Sul do país.
No Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, no Paraná, os passageiros enfrentaram atrasos de até três horas. No Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre - onde metade dos vôos teve atrasos de até uma hora na sexta-feira - não houve registro de problemas neste sábado.
A causa da pane ainda não foi identificada, mas a expectativa da Infraero e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica é de que até o fim da noite de sábado a operação dos vôos na região Sul já tenha sido normalizada.
Leia mais em O Globo Online
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora