Todo o processo de inscrição e recepção dos participantes do Fórum Futuro 10 Paraná é feito de forma eletrônica. Indicados pelas instituições que representam prefeituras, universidades, sindicatos, associações , os participantes recebem uma carta com uma senha, com a qual podem acessar o site do fórum (www.futuro10parana.com.br). No site, confirmam dados pessoais, como endereço e telefone, e escolhem um dos 11 temas dos debates do qual querem participar.
Confirmada a inscrição, recebem, por e-mail, informações sobre o fórum e sua metodologia, a investigação apreciativa, e um vídeo de boas vindas de um dos diretores das instituições participantes. Para a etapa de Londrina, o vídeo foi do presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Darci Piana.
Banco de dados
Todas as informações ficam armazenadas em um banco de dados e geram estatísticas que são usadas para tomar decisões relacionadas às próximas fases. Na primeira etapa do Fórum, por exemplo, 60% dos participantes eram da cidade sede (Ponta Grossa) e 40%, de municípios vizinhos. Para Londrina, buscou-se aumentar a participação de outras cidades da região, que enviaram 65% dos participantes.
Quem usou o sistema aprovou. O funcionário público Nivaldo José de Oliveira viajou 120 quilômetros, desde Presi-dente Castelo Branco, e às 8h30 já estava na secretaria do Centro de Convenções e Eventos de Londrina. "Tudo muito organizado, aprovei", disse ele. Na infra-estrutura da etapa de Londrina trabalharam 80 pessoas, de recepcionistas a orientadores. Entre elas, 20 estudantes de turismo e jornalismo da Unopar.