A exemplo de Nova York, Paris, Londres, Barcelona e Tóquio, o Rio entra no rol das cidades que têm um domínio para chamar de seu. A possibilidade de juntar “.rio” ao fim de endereços eletrônicos chamou a atenção de restaurantes, shoppings, espaços culturais, pessoas públicas e também de uma turma de espertinhos que precisou ser barrada pelo IplanRio, a empresa de informática da cidade, vinculada à Secretaria de Administração. Não é qualquer um que pode carregar o sobrenome “.rio”, mesmo ele sendo pago — cerca de R$ 130 por ano (R$ 51 seguem para a prefeitura e o restante para duas empresas cadastradas).

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Para início de conversa, é necessário ser pessoa jurídica com sede, filial ou franquia em solo carioca, com CNPJ ativo no Ministério da Fazenda. No caso de pessoa física, ter endereço fixo na cidade e CPF em dia. Além das questões geográficas e burocráticas, é preciso seguir regras de segurança e bom senso determinadas pela organização que coordena a internet no mundo, o Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).

Tentativas de piadinhas de mau gosto, como <putaquepa.rio> ou <ota.rio>, foram descartadas de cara, assim como oportunistas que tentaram confundir, com <rockin.rio> ou <rio450years.rio>. Dos 9.500 candidatos inscritos no pré-cadastro, aberto no ano passado, 4.500 passaram pelo crivo. Dos aprovados, as empresas de propaganda e marketing lideram a lista dos maiores interessados (11%), seguidos por firmas de tecnologia da informação (8%), produção artística (6%), corretagem de imóveis (5%) e bares e restaurantes (2%). Os novos endereços entram em ação em novembro.

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“Uma leva grande já não foi aprovada por questões de direitos humanos, racismo, pornografia. Depois passamos a vetar nomes relacionados a serviços da prefeitura. Mais de 30 pedidos relacionados a Copacabana e Princesinha do Mar foram bloqueados, por exemplo”, conta o secretário municipal de Administração, Marcelo Queiroz. “O campeão de solicitações, no entanto, foi o Flamengo. Não o bairro, mas o time de futebol: foram mais de 50. Não registramos nenhum <flamengo.rio> ou <rubronegro.rio> até que o presidente do clube decida se vai comprar o domínio, ou não. Sou botafoguense, mas tenho que me render à popularidade do Flamengo”.

O domínio é mais um passo na construção da cidade como uma marca. Um movimento que se intensificou em 2010, quando o Rio conquistou o direito de sediar os Jogos Olímpicos do ano que vem, observa a Patricia Reis, professora de Planejamento de Comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio):

“Quando uma empresa inclui o “.rio” no seu endereço virtual ela está dando apoio, como se fosse um patrocínio sem investimento, para a consolidação da cidade como marca”.

Para a professora, o sobrenome virtual “.rio” pode somar pontos positivos, mas também negativos. “Pode trazer riscos pois fatos como os arrastões do último fim de semana projetam a cidade de forma negativa. Mas há também vantagens, uma vez que o nome tem alta visibilidade e o estilo de vida do carioca é bem cotado. Antes de contratar o domínio, todavia, uma empresa deve se perguntar: o posicionamento da minha marca tem a ver com o posicionamento da cidade?”

O Império Serrano, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a Bienal do Livro, a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), a Escola Parque, a Embelleze e o Sushi Leblon estão na lista dos que já responderam sim.

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“A cidade vive um momento de transformação bacana com todas as medidas de reurbanização”, acredita a empresária Carolina Gayoso, dona do restaurante japonês que há 29 anos funciona na Rua Dias Ferreira, no Leblon. “É um luxo carregar o Rio no nosso endereço eletrônico”.

Quem vai adotar o nome ‘sobrenome’:

Pessoas públicas: Eduardo Paes (eduardopaes.rio)

Comércio: NorteShopping (norteshopping.rio), Sushi Leblon (sushileblon.rio)

Educação: Escola Parque (escolaparque.rio), Estácio de Sá (universidadeestaciodesa.rio)

Cultura: Centro Cultural Banco do Brasil (ccbb.rio), Bienal do Livro (bienaldolivro.rio)

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Projetos sociais: Onda Carioca (ondacarioca.rio)

Beleza: Embelleze (embelleze.rio)

Lazer: Parque da Lagoa (parquedalagoa.rio)