Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Automóveis

Copel apresenta carro movido a energia elétrica em Curitiba

Objetivo do carro elétrico é avaliar o desempenho e viabilizar a fabricação de automóveis deste tipo no Brasil | José Gomercindo/SECS
Objetivo do carro elétrico é avaliar o desempenho e viabilizar a fabricação de automóveis deste tipo no Brasil (Foto: José Gomercindo/SECS)

Um veículo movido a energia elétrica foi apresentado pela Copel nesta terça-feira (16), em Curitiba. Este é o primeiro carro de seis que a empresa deve lançar até o fim deste ano. O objetivo do automóvel é avaliar o desempenho, além de propor aprimoramentos e recomendar soluções capazes de ajudar a viabilização de fabricação de carros elétricos no Brasil.

Até sexta-feira (19), o veículo elétrico da Copel permanece exposto no evento conjunto "Fera com Ciência" e "Agenda Unificada", em comemoração à Semana da Árvore, na praça em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico em Curitiba.

O projeto que busca aperfeiçoar e adequar às condições brasileiras essa tecnologia é coordenado por Itaipu Binacional, que em 2006 firmou convênio com a empresa elétrica suíça KWO e do qual também participam o Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, a Eletrobrás e diversas outras empresas brasileiras de energia elétrica.

A empresa vai investir R$ 1,4 milhão no projeto. Serão avaliados e testados protótipos do modelo Palio Weekend, fabricados pela Fiat, equipados com baterias de tecnologia suíça, cuja autonomia estimada é de 120 km e que demandam 8 horas ligadas à rede elétrica para serem recarregadas.

Dois veículos elétricos rodarão em Curitiba, sendo os demais destinados às cidades de Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel. Todos estarão submetidos ao mesmo regime de trabalho do restante da frota operacional da Copel: cada veículo de serviço da empresa percorre, em média, 100 km por dia em trajetos urbanos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.