Foi lançada nesta segunda-feira (5) nas principais cidades do Paraná uma campanha de conscientização sobre os riscos de acidentes com choque elétrico. A ação da Copel faz parte da "2a Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica", um esforço concentrado das principais empresas distribuidoras de eletricidade do Brasil que tem como objetivo alertar a população para os cuidados capazes de prevenir a exposição ao risco.
A Copel levou às ruas e praças centrais de Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa unidades móveis de atendimento, vans da eficiência energética e mais de 350 voluntários, com a missão de distribuir à população cartilhas, folhetos e manuais com recomendações de uso seguro da energia elétrica.
Segundo estatísticas da empresa, de janeiro a setembro deste ano foram registrados 75 acidentes com eletricidade envolvendo os usuários de energia. Em 2006 o total de acidentes chegou a 89 e, no ano anterior, a 91 acidentes. Entre as principais causas, destaca-se o toque na rede elétrica com objetos ou com as mãos - incluem-se aí os acidentes na construção civil, setor que merecerá um dia especial da Semana, na quarta-feira.
Precauções
As principais recomendações da Copel para o público infantil é jamais subir em postes, nunca arremessar objetos ou bater nos fios elétricos e escolher com muita atenção o lugar onde brincar de empinar pipas.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora