Em privado, ministros do Supremo manifestam preocupação com a escalada retórica de apoiadores de Lula. Nos últimos dias, vários passaram a sugerir a "ilegitimidade" de qualquer resultado que não seja a vitória do petista já no primeiro turno.
Ontem, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B), voltou-se contra a "campanha dos adversários querendo levar a eleição para o segundo turno, independente da vontade do eleitor, porque acham que assim é melhor". Aldo arrematou: "melhor para quem, cara pálida?". Ministros temem que a radicalização lance desconfiança sobre o processo eleitoral e ajude a dividir a sociedade uma vez apurados os votos.
***
Pró-ativo Embora Expedito Afonso Veloso tenha declarado à Polícia Federal não ter sido "a pessoa que montou o dossiê", os investigadores estão convencidos que o ex-diretor do Banco do Brasil não entrou na história apenas como divulgador do papelório. Seleção Em seu depoimento à PF, o churrasqueiro Jorge Lorenzetti afirmou ter escolhido Gedimar Passos para trabalhar no setor de arapongagem da campanha de Lula "através de consulta feita ao Recursos Humanos do PT". Tudo pelo social Sobre os repasses milionários do governo federal à sua ONG Unitrabalho, Lorenzetti disse à PF que eles se devem ao "maior empenho social" da administração Lula. Desmemoriado Osvaldo Bargas, outro homem do dossiê, declarou ter recebido de Lorenzetti a missão de encontrar um repórter "de confiança" para dar curso à denúncia. Bargas perguntou a Ricardo Berzoini "se ele conhecia algum". O presidente do PT disse "que não se lembrava".
Piada pronta Ganhou o apelido de "Lei Lorenzetti" o decreto assinado por Lula reduzindo o IPI de chuveiros, entre outros materiais de acabamento da construção civil. Maldição Ibsen Pinheiro, José Dirceu, José Genoíno, Bnito Gama. Dos principais algozes de Collor no Congresso em 1992, somente um ainda não havia caído em desgraça: Aloízio Mercadante.
Na cabeça Em nova rodada da pesquisa Ibope sobre a eleição para deputado federal, Paulo Maluf (PP) recebeu, de longe, o maior número de declarações espontâneas de voto em São Paulo. Em segundo lugar ficou Clodovil (PTC). Pernambuco Pesquisa do instituto Campus encomendada por Eduardo Campos (PSB) o aponta com 30% das intenções de voto na disputa pelo governo estadual, 15 pontos à frente de Humberto Costa (PT). Mendonça Filho (PFL) lidera com 39%. Paraná Segundo turno à vista: o GPP dá a Roberto Requião (PMDB) 47,5% dos votos válidos, contra 52,5% da soma dos adversários. Alckmin tem 45,4% no estado, contra 33,2% de Lula. Voto na mesa O restaurante Piantella, tradicional reduto de políticos em Brasília, terá telão e dez computadores conectados ao TSE para quem quiser acompanhar a apuração domingo na capital. Lançamento O advogado Ives Gandra da Silva Martins lança hoje no auditório da Lex Editora, em São Paulo, o livro "O Estado de Direito e o Direito do Estado".
***
TIROTEIO
* Do deputado Ricardo Barros (PP-PR), sobre o fato de o presidente Lula ter se comparado a Jesus Cristo, no domingo, em Sorocaba.
Jesus Cristo foi traído por um apóstolo, e já sabia que seria. Lula se diz traído por todos e sustenta nunca saber de nada.